Polenta para os Macacos e Aquecedor para os Pinguins de Gramado

Zoo de Gramado usa aquecedores e dá 'polenta' para animais 

Macacos dormem com cobertores; aves têm 'ninho térmico'.  Zoológico adota dieta com mais calorias e vitaminas para animais.

Maria Angélica Oliveira Do G1, em São Paulo 
 
Macaco no zoologico de Gramado (Foto: Agência RBS) 
Macaco no zoólogico de Gramado (Foto: Cleiton Thiele/Agência RBS)
O Zoológico de Gramado, no Rio Grande do Sul, está utilizando aquecedores, cobertores e até ninhos térmicos para proteger os animais das baixas temperaturas do inverno.
Além dessas medidas, os animais recebem dietas especiais com mais calorias. "Usamos pinhão e fazemos uma espécie de polenta com vitaminas e minerais para dar um suporte porque eles gastam mais energia para se proteger do frio", diz o veterinário.
Micos, tamanduás, jabutis, jiboias e macacos agora dormem em locais com aquecimento elétrico. O chão é coberto por folhas e serragem para ficar mais aconchegante.
 
 
"Para os macacos, colocamos também cobertas. As espécies que temos aqui são amazônicas. Esses animais não são adaptados ao frio", explica o veterinário Rafael Pagani, responsável pelos 1,5 mil animais do zoologico.Para as aves, o zoologico usa um ninho térmico com caixas de isopor e resina.
O frio é tanto que até os pinguins precisam de aquecimento. Segundo o veterinário, a temperatura ideal para esses animais é de 3° a 25º. Quando os termômetros ficam abaixo desse intervalo - e isso tem acontecido com frequência, diz Pagani - um aparelho tipo splinter é ligado na sala.
Micos no zoologico de Gramado (Foto: Caroline Zanchi/Divulgação) 
Micos no zoologico de Gramado (Foto: Caroline Zanchi/Divulgação)

Araras têm alimentação especial durante o inverno (Foto: Caroline Zanchi/Divulgação) 
Araras têm alimentação especial durante o inverno (Foto: Caroline Zanchi/Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário